Compilado a partir de 1.3.20.0

Aqui se encontram todas a implementações da versão 1.3.40.0 no sistema a partir da última versão oficial lançada que é a 1.3.20.0.


🚨 Atualizações importantes e impactantes

Atenção para troca de bancos de dados

Não recomendamos que a troca de banco de dados seja feita sem antes consultar nosso tutorial de explicação sobre como e quando realizar a troca do banco de dados.

É importante que, ao atualizar o Concentrador para essa versão, todos os dispositivos sejam atualizados para versões compatíveis com a versão 1.3.40.0, principalmente em lojas que vendem itens fracionados. Caso isso não seja feito, erros de valores na conta podem ocorrer nesses dispositivos não atualizados.

A partir de dia 14/06/2024, entrou em vigor a nova política de bloqueio automático de sincronização e a função de controle de estoque. Acesse o manual clicando nesse link para mais informações.

  • NFCe/SAT - Produtos com CEST zero ou CEST com dígitos maiores ou menores que sete farão com que o sistema apresente erro na emissão da nota fiscal. É possível verificar os itens com esses CEST incorretos pelo cadastro de produtos arrastando a coluna CEST do seletor de colunas.

  • Primeira sincronização de banco de dados novo - Foram feitos ajustes bem importantes para quando o Concentrador não foi sincronizado completamente pela primeira vez. Em instalações novas ou trocas de banco, é preciso aguardar a sincronização finalizar por completo para poder executar algumas funções do sistema. Essas funções são as seguintes:

  • Vendas em Xmenu, iFood e Delivery não serão importadas. Sendo assim, sempre faça os pedidos de teste caso o Concentrador já tiver sido sincronizado completamente. Evite trocar o banco de dados durante ou pouco antes do início da operação, pois se as tabelas forem grandes e demorarem muito a sincronizar, o cliente não conseguirá utilizar a tela de entregas e perderá vendas por isso.

  • O PDV não irá mais cadastrar o usuário MASTER automaticamente ao logar no PDV. Agora será preciso aguardar que a tabela de Operadores seja sincronizada.


💡 Novos desenvolvimentos

  • NFCe (apenas RS) - Feita adequação do sistema a nova legislação vigente no Rio Grande do Sul onde é necessário ter o número de autorização da POS ou TEF em transações em cartão de crédito, débito ou PIX no arquivo XML.

  • NFCe (apenas SP e CE) - Em clientes de SP e CE que utilizam NFCe, não será mais possível configurar emissão offline.

  • NFCE (apenas RJ) - Foram feitas adequações para atender a obrigação fiscal da resolução SEFAZ 578/2023. Com isso, no arquivo XML da nota fiscal foram adicionados os campos. Segue abaixo informações alteradas no Xml.

  • pRedBCEfet (Percentual de redução da base de cálculo efetiva)

  • vBCEfet (Valor da base de cálculo efetiva)

  • pICMSEfet (Alíquota do ICMS efetiva)

  • vICMSEfet (Valor do ICMS efetivo = vBCEfet x (pICMSEfet/100))

  • vBCSTRet (Valor que vem informado na tag vBCST da nota de compra)

  • pST (Valor que vem informado na tag pICMSST da nota de compra)

  • vICMSSTRet (Valor que vem informado na tag vICMSST da nota de compra)

Mais informações no link abaixo:

  • SAT - Após o reinício do nosso sistema, a emissão de cupom por SAT fará o PDV executar uma consulta ao status do equipamento. Caso apareça uma mensagem como "SAT em carregamento", basta tentar emitir novamente que a emissão irá ser feita com sucesso. Isso foi feito devido a alguns modelos de SAT (principalmente Control ID) só comunicarem corretamente com o sistema após essa primeira consulta ao status.

  • NFe - Agora será possível enviar a NFe para vários e-mails diferentes usando o ponto e vírgula (;) para separar os e-mails desejados.

  • NFe - Agora é possível emitir NFe de transferência. Para isso é necessário que o início do CNPJ do emitente (xxx.xxx.xxx/0001-26) seja igual ao CNPJ do destinatário. O PDV perguntará se a NFe será de venda ou de transferência.

  • Tela Entregas - Foi implementada a taxa por raio/área no PDV assim como já tinhamos no E-Commerce. A configuração é feita na tela de Cadastros > Endereços no nosso Portal. Assim como no E-Commerce, é necessário ter uma chave Google API e o modo de configuração é semelhante ao existente no Xmenu. É possível também copiar as áreas/raios do E-Commerce para o PDV. Consulte nosso suporte caso precise dessa cópia.

  • Tela Entregas - Agora o QR Code do Mercado Pago não será impresso na via de entrega em pedidos pagos online, tanto pelo iFood quanto pelo E-Commerce.

  • Tela Entregas - Foi implementado o Widget do iFood no PDV. Por essa função o lojista terá acesso ao chat, notificações da loja e tracking de pedidos assim como ele tem no gestor de pedidos. Para ativar, basta clicar no botão vermelho + que aparecerá na tela de entregas e realizar os passos solicitados, que são bem simples.

  • Tela Mesa - Os impressos de fechamento de conta tiveram algumas alterações quando existerem pagamentos parciais associados a mesa. Nesse caso terá uma linha separando o total do subtotal e taxa de serviço. Além disso, os pagamentos parciais vinculados a mesa ficarão embaixo de 'Pagamentos efetuados' e aparecerá o 'Saldo a pagar' no impresso caso na mesa ainda tenha valores não pagos.

  • Tela Mesas/Cartões - Agora é possível adicionar ou retirar a taxa de serviço de itens específicos. Para isso basta selecionar a mesa/cartão, clicar em Editar, selecionar os itens desejados e depois clicar em Serviço. Funciona em PDV horizontal e vertical. Importante ressaltar alguns pontos:

    • Não é possível adicionar serviço em itens que não cobram taxa de serviço

    • Em agrupamentos de itens, só é possível tirar o serviço de todos os itens agrupados

    • É necessário que o operador tenha o direito de acesso EDITAR SERVIÇO NO ITEM, encontrado no cadastro de Cargos no Portal.

  • Tela Cartões (Portaria) - Nativamente a Portaria aceitava cadastros sem obrigar RG e CPF, somente o nome e telefone. Agora foram criadas nas configurações padrões para as modalidades da Portaria. Essas modalidades seguem abaixo:

  • Tela Cartões - Ao fechar a conta pela tela de cartões com a função de 'Entregar na mesa' ativada, o sistema perguntará o número da mesa e esse número será impresso junto com o fechamento de conta.

  • PDV Geral - Foi adicionada a função de pausar um item pelo PDV. Para isso basta utilizar o atalho Ctrl + C ou acessar o botão Produtos no menu do PDV, selecionar o item desejado e apertar Pausar. Vale ressaltar que o item não desaparece do cardápio, mas ao tentar comprá-lo, é exibida a mensagem de que o item está indisponível. Essa função foi criada principalmente para os totens e cardápios digitais, no PDV ela não funcionará bem caso o pedido for feito em tela de balcão ou mesa com venda direta.

  • PDV Geral - Foi criado um direito de acesso para que o operador não possa realizar exclusão de formas de pagamento online do iFood, Xmenu e PIX Mercado Pago. Esse direito de acesso se chama 'Excluir pagamento online' e está no módulo Vendas dentro do cadastro de cargos do Portal.

  • PDV Geral - Foram criados direitos de acesso para itens que ainda estão no carrinho, ou seja, não foram enviados para a produção. Um deles é para o atalho da tecla F8 (limpar tela) e outro para o atalho da tecla ' - ' (cancelar último item) ou o F6 dentro das observações de um item. Esses direitos de acesso estão no módulo Vendas dentro do cadastro de cargos do Portal. Precisaria também ativar esses direitos de acesso pelas configurações padrões conforme mostrado nas imagens abaixo.

  • PDV Geral - Para ocultar uma forma de pagamento do PDV, podemos colocar no cadastro dela um código negativo ou não marcar determinado terminal na aba Terminais. Agora é possível configurar uma forma de pagamento para não ser exibida em nenhum PDV de forma alguma. Ela será muito útil para ocultar pagamento online vindas do iFood, Mercado Pago ou Xmenu. Essa configuração fica no Portal, no cadastro da forma de pagamento.

  • POS - Foi adicionada uma configuração para que, ao entrar em uma mesa, seja exibida a tela de conferência de mesa ao invés dos itens lançados. Isso acontecerá independente da mesa ter ou não movimentações. Para acessar os itens lançados bastará apertar o botão 'Voltar'. Para ativar essa configuração, no Portal vá em Configurações > NetPDV > Padrões de Configuração. Na aba Periféricos escolha Conferência na opção 'Tipo entrada mesa'.

  • Banco de dados - As tabelas Operadores e Subgrupos frequentemente travavam a sincronização caso o cliente invertesse o nome ou código de um registro pelo Portal. As chaves únicas dessas tabelas foram removidas, portanto esse problema não ocorrerá mais.

  • Integração iFood/Xmenu - Agora a via do entregador terá um aviso de destacado em fundo preto e fonte maior caso o pagamento tenha sido online pelo iFood, online pelo Xmenu ou via PIX do Mercado Pago.

  • Integração iFood - Foi adicionado o campo 'Pickupcode' no Json e no impresso de via de entrega do iFood. Será impresso junto do número do pedido um código que o lojista precisará para comparar com o código informado pelo entregador, garantindo assim que o pedido sejá entregue ao motoboy correto para entrega.

  • Integração com PicknGo e Mottu - Foi feita a integração com os aplicativos de entregadores PicknGo e Mottu. Consulte nosso manual para mais informações.

  • TEF - Foi criado um comando para ser inserido no arquivo NetPDV.ini que fica dentro da pasta Concentrador. Esse comando fará o sistema gerar um log na tabela [LogTef] do banco de dados com todas as transações que passarem pelo TEF. Ele poderá ser usado pelo suporte para casos de análises que envolvam o TEF. O comando que deverá ser inserido no NetPDV.ini é o seguinte:

[Log]
comLogTef=1
  • NetStart - Foi incluído no NetStart a opção de inicializar o Xbot automaticamente

  • Terminal de Saída - Ao digitar o número do cartão no terminal de saída, aparecerá o nome e CPF que está no cadastro da Portaria.

  • Microterminal - Foi homologado o microterminal Gertec.

  • Microterminal - Agora o microterminal também irá ler o campo do código de barras que é cadastrado na aba Código de Barras no cadastro de produtos.

  • Microterminal Gertec - Ao digitar a senha do operador, ela era mostrada explicitamente. Agora só aparecerão asteríscos para censurar a senha digitada.

  • Assinadas - Agora nosso suporte receberá uma notificação caso as assinadas da loja estejam divergentes com o Portal. Dessa forma será mais fácil analisar problemas relacionados a diferenças de saldos.

  • Homologação de equipamento - Foi homogado o equipamento GERTEC SK210 para uso em formato de totem. Requer totem na versão 1.0.88.33.


🐞 Correções de problemas

  • NFCe - Ao usar a função de 'Gerar outra' numa nota emitida Offline, a numeração nova e a antiga não apareciam no Concentrador. Agora ela irá aparecer normalmente, lembrando que a numeração nova aparecerá em Offlines e a antiga em Com Problemas.

  • NFCe - Quando utilizada a função de não imprimir a NFCe, a gaveta estava abrindo. Agora não irá mais abrir.

  • NFCe (apenas RS) - Ajustado o complemento de Indicador de presença (tag "indPres") do arquivo xml para emissão de NFCe no estado do Rio Grande do Sul.

  • NFCE (apenas RS) - Ajustes realizados no campo <indPres>, pois no estado do RS, em algumas situações o campo era preenchido com 3 ao invés de 9.

  • NFCE - Foram corrigidos problemas referentes ao erro "Rejeição: Total dos pagamentos menor que o valor total das notas" que ocorria em alguns casos específicos na emissão.

  • NFe - No campo 'Dados adicionais', aparecia o caractere /n ao invés de quebrar a linha. Agora está com a quebra de linha corretamente.

  • NFe - Ocorria um erro ao emitir NFe com o CST 51 (diferimento).

  • MFe - Corrigido problema ao emitir MFe pela tela de entregas.

  • POS Getnet - Ao tentar gerar o QR Code do Mercado Pago na POS Getnet, o QR Code não aparecia. Agora ele aparecerá corretamente.

  • POS Stone - Caso a primeira impressão feita pela POS Stone no nosso sistema fosse um ticket 1 a 1, uma das vias do ticket não era impressa. As outras vias não eram afetadas pelo problema, somente o ticket 1 a 1.

  • POS Geral - Na POS Rede foi encontrado um problema em que, caso o sinal de conexão ficasse muito baixo no momento de um recebimento parcial, o pagamento parcial ficava duplicado. Criamos alguns bloqueios no sistema para que isso não ocorra tanto na POS Rede quanto nas outras.

  • POS - Corrigido erro em que o desconto aplicado ao fechar uma mesa/cartão pela POS era realmente aplicado, mas não aparecia visualmente na tela de mesa/cartão da POS.

  • Tela Entregas - Em pedidos de retirada balcão feitos pelo E-Commerce, aparece o botão 'Chamar' em clientes que tem licença de Xbot. Esse botão não estava funcionando, mas agora funcionará corretamente.

  • Tela Entregas - Ao usar a tela de entregas por raio/área, não era possível alterar um pedido de retirada balcão para entrega, somente o inverso. Agora estará sendo possível normalmente.

  • Tela Entregas - Quando se usava a função de 'Refazer' adicionando um desconto pré-cadastrado com subgrupos, o sistema calculava os valores errados.

  • Tela Entregas - No iFood, caso o cliente escolhesse duas pizzas iguais num combo de 2 sabores, o pedido integrava ao PDV com valor pela metade.

  • Tela Entregas - Corrigido um problema em que, ao utilizar a função Fração da aba Adicionais do E-Commerce, o pedido era integrado no PDV com o valor pela metade. Para essa correção também é necessário atualizar o LinkXmenu para a versão 10.11.

  • Tela Mesa/Cartão - Ao clicar em Editar ou Parcial em uma mesa ou cartão aberto, os produtos não exibiam o nome do cliente que fez o pedido via QR Code Mesa. Agora exibirá o nome normalmente.

  • Tela Cartão - Agora é possível utilizar a função de reaproveitar cartões tanto no Gerar cartões quanto na Portaria. Antes funcionava somente na Portaria.

  • Tela Cartões - Corrigido um problema em que, mesmo com a opção 'Reaproveitar cartão recebido', o PDV não permitia reutilizar um cartão.

  • Tela Portaria - Corrigido um problema em que a tecla Enter dos dispositivos Android não funcionava na tela de portaria do APK horizontal. Ao invés de abrir a tela de busca de clientes já cadastrados, o Enter somente pulava para a próxima linha.

  • Tela Balcão - Ao apertar F6 na tela de recebimento do balcão, o PDV abria a tela de pagamento parcial, o que não era correto. Agora a tecla F6 não funcionará mais na tela de balcão.

  • Terminal Lançamento - Em terminais de lançamento, ao se entrar na mesa e apertar o atalho F5, a tela de recebimento era aberta, permitindo receber cupons como um PDV. Agora o atalho F5 não irá funcionar em terminais de lançamento.

  • PDV iOS (iPhone) - Foi corrigido um problema ao tentar abrir a câmera clicando no botão de leitura de códigos de barra mostrado na imagem abaixo. (#15500)

  • Monitor de pedidos - Ocorria um problema em que a tela demorava muito para dar scroll utilizando o monitor de pedidos em Android.

  • Concentrador - Ao usar a função de derrubar todos os terminais, ocorria um erro que impedia o uso da função.

  • TecToy T2S - Corrigido erro ao emitir impressos no equipamento TecToy T2S.

  • Comandas/POS - Ao selecionar os itens em um combo e depois cancelá-los, o layout ficava desconfigurado. Era um problema apenas visual.

  • Terminal de saída - O recebimento parcial por valor de um cartão ficar com que ele ficasse com status Saída OK no terminal de saída.

  • NetLive - As sangrias e retiradas realizadas utilizando suprimento de caixa eram contabilizadas como sobra na notificação de fechamento de caixa do NetLive. Agora será contabilizado corretamente.

  • Fechamento de Caixa - Ao exibir o valor do total de vendas por grupo, o sistema exibia somente 6 números, cortando o último decimal caso a venda passasse de 7 números. Agora será exibido 7 numerais corretamente.

  • TEF - Ocorriam vários problemas utilizando a função de pagamento parcial da tela de Mesas numa venda por TEF. Esses erros foram corrigido e agora o sistema confirmará todas as transações parciais feitas via TEF no pagamento parcial. Isso significa que transações feitas nesse modo só serão possíveis de estornar pela tela de Cupons do PDV, após o cupom ser emitido.

  • Sangria/Retirada - Ao cancelar uma sangria ou retirada, o sistema acusava que faltava dinheiro em caixa caso uma nova sangria ou retirada era feita. Esse problema não afetava relatórios ou faturamentos.

  • Dispositivo D2 Mini - A segunda tela só estava funcionando na tela de Balcão e demorava um tempo para carregar. Agora estará funcionando normalmente em todas as telas.

  • Dispositivo M10 - Ao abrir o teclado da tela de cadastro de Portaria, algumas informações da tela de cadastro apareciam por cima do teclado, atrapalhando a digitação e visualização.

  • Comanda APK - Ao usar a função Teclado, aparece na comanda o botão que abre o leitor de código de código de barras/QR Code. Ao ler um código, o item era adicionado, mas não havia nenhum indício disso, dando a entender que ocorreu algum problema na função. Agora, ao usar essa função, aparecerá uma caixa com o nome do item que está sendo adicionado.

📲 Xmenu, Totem e Tablets

  • Quando o cliente usava a tela de Portaria e a função de Entregar na Mesa pelo Cardápio Digital QR Code, o sistema não bloqueava cartões que não passaram pela Portaria. Agora ele irá bloquear, exibindo a mensagem de que o cartão não passou pela Portaria.

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