Erros de emissão NFC-e
Nesta página encontraremos os principais erros ao tentar emissão NFC-e e como soluciona-los.
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Quando for emitida uma NFC-e e o emitente não estiver devidamente credenciado na Sefaz, será retornado a rejeição "781 - Emissor não habilitado para emissão da NFC-e".
Exemplo:
Foi emitida uma NFC-e por um emitente ainda não devidamente cadastrado na Sefaz. Nessa situação a NFC-e será rejeitada pelo motivo 781.
Veja regra de validação da Sefaz:
Deve-se acionar a Sefaz para que sua situação cadastral seja verificada. Situações como essa, são comuns a unidades recém criadas.
Referência
Também se trata de um dos erros mais comuns que acontecem. Quando emitimos as notas em modo NFC-e OFF ou quando possuímos algum erro com a emissão, (seja por utilizar o mesmo numero de série de outra nota, entre outros que abordaremos aqui) as notas ficam salvas no concentrador para que possam ser transmitidas manualmente depois.
Há alguns casos onde caso você armazene esta notas por muito tempo, elas se acumulam e "bloqueiam" seu PDV te direcionando a resolve-las!
No concentrador, clicaremos em Operações > NFCE
Na janela que ira surgir, teremos o campo Pesquisar Por:
Verificaremos se temos algumas notas presas em Offline e em Com Problemas.
No meu caso, possuo algumas notas a resolver no campo "Com Problemas", mas o procedimento funciona exatamente igual para as "Offlines".
Após selecionar a modalidade de pesquisa, consigo encontrar quais notas que estão com erro ou aguardando a serem transmitidas.
Posso resolve-las de duas formas, a primeira seria clicando no botão "Resolver Todas" (vermelho) e a segunda é resolver manualmente uma a uma, selecionando a nota e clicando no botão "Resolver" (verde).
Após tentar resolver, caso as notas se mantenham nesta aba de pesquisa, consulte o suporte para quais procedimentos tomar!
Manual de Orientação do Contribuinte -