Procedimento de Instalação do Ambiente Netcontroll
Sumário
Configurações do Windows
Configuração de controle de contas de Usuários
Configuração do plano de energia
Alterar configuração de data do Windows
Gerenciar Configurações de compartilhamento avançadas
Configurações da barra de tarefas com Botão direito do mouse
CONFIGURAÇÃO MÍNIMA DE HARDWARE COMPATÍVEL
COMPUTADORES:
Configurações Mínimas de Maquinas:
Fabricante AMD
AMD Athlon 3000G (ou superior)
"Pontuação benchmark: 4479"
Memória Ram 8gb
SSD 240gb mínimo
(Recomendado 240gb)
Windows 10 64bit
Fabricante INTEL
Intel Core i5-3470 (ou superior)
"Pontuação benchmark: 4660"
Memória Ram 8gb
SSD 120gb mínimo
(Recomendado 240gb)
Windows 10 64bit
Importante!!!!!!
Recomendamos um processador com no mínimo 2500 de benchmark.
Obs: Benchmark e a pontuação que o processador recebe por sua capacidade, você pode verificar o benchmark do processador clicando aqui.
IMPRESSORAS:
Necessariamente as impressoras de produção e caixa deverão ser Ethernet (comunicação via rede)
Informação importante de restrição:
As impressoras de comunicação USB podem apresentar vários problemas por conta da fragilidade da conexão USB e os vários drivers e aplicativos que são utilizados para que esta funcione corretamente, sendo seu uso totalmente desaconselhado pela Netcontroll.
Ao utilizar impressoras com conexão USB para emissão de documentos fiscais ou mesmo impressos de produção, estas podem parar de funcionar por problemas de:
Conexão não localizada (Exemplo: foi removido o conector USB e colocado novamente em outra porta e o Windows não reconheceu a nova porta.
Computador foi ligado com a impressora desligada e o VSPE ou NetCom não conseguiram identificar a impressora, necessitando reiniciar o computador, com a impressora ligada.
Por essas razões a Netcontroll não recomenda nem se responsabiliza por problemas de impressão resultantes desse modelo de impressora.
Modelos de Impressoras Homologadas com conexão Ethernet (rede).
URANO modelo: ZP 300
DARUMA modelo: DR-700
EVADIN modelo: S260M
SAT (UF:São Paulo)
TANCA modelo: TS-1000
DIMEP modelo: D-SAT 2.0
ELGIN modelo: SMART
ELGIN modelo: LINKER SAT II
NITERE modelo: NSAT-4200
INTERNET
O MÍNIMO necessário de internet é de 30 MB para podermos efetuar uma manutenção adequada ao sistema.
Nota: Em servidores dedicados Sistema Operacional recomendado é Windows Server 2016 e a configuração mínima e recomendada de Hardware para servidor dedicado devem ser avaliadas caso a caso, levando em consideração a quantidade de licenças que estarão em uso e de periféricos que estarão em uso no computador. Entre em contato com o suporte para evitar problemas de configuração.
O Concentrador da Netcontroll necessita de no mínimo de 4gb de RAM para trabalho.
NÃO SERA FEITO A INSTALAÇÃO em computadores com 2gb de RAM.
Nosso suporte técnico não tem autorização para fazer atendimento para computadores que estejam, fora de nossas especificações mínimas hardware.
CONFIGURAÇÕES DO WINDOWS
Após instalação do Windows e todos os drivers do computador, faça as seguintes configurações no Windows.
Configuração de controle de contas de Usuários
Clique no menu Iniciar. No campo de pesquisa, digite UAC.
Clique em "Alterar Configurações de Controle de Contas de Usuário".
Na janela exibida, mova o controle deslizante para baixo, para "Nunca notificar".
Clique em “OK”.
Configuração do plano de energia
Pressionando as teclas WIN + R no teclado, abrirá a janela executar.
Digite powercfg.cpl.
Clique em OK.
Na janela de Opções de Energia, marque a opção Alto Desempenho (seta azul).
Ainda na janela de Opções de Energia, clique em Alterar quando o computador é suspenso (seta vermelha).
Na janela para editar as configurações do plano, mude todas as opções para “Nunca”. Conforme mostra a figura.
A opção de bateria aparecerá somente em notebooks
Clique em Escolher a função dos botões de energia
Selecione ambas opções como Nada a fazer
Clique em Salvar alterações
Desative também a configuração de Ligar Inicialização Rápida
Clique em Alterar configurações não disponíveis no momento
Desmarque a opção Ligar Inicialização Rápida
Clique em salvar alterações
Ajustar Explorador
Abra o Meu Computador
Clique em Exibir
Clique em Opções
Mude de Acesso rápido para Meu Computador
Clique em aplicar
Exibir ícones na área de trabalho
Acesse o menu Configurações / Temas no Windows
Clique em configurações de ícones da área de trabalho
Na janela que irá surgir marque Computador, Lixeira, Arquivos do Usuário e Rede
Clique em OK
Ajustar o papel de parede do Windows
Alterar configuração de data do Windows
- Pressionando as teclas WIN + R no teclado, abrirá a “janela executar”.
- Digite intl.cpl.
– Clique em OK.
– Na janela de Região verifique se a data Abreviada está configurada para: dd/MM/aaaa (31/12/2019)
– Se necessário, faça a alteração e clique em OK.
Clique no menu Iniciar. No campo de pesquisa, digite “gerenciar configurações de compartilhamento avançadas”.
Clique em "Gerenciar configurações de compartilhamento avançadas".
Na janela de Configurações de compartilhamento avançadas, no campo Todas as Redes marque a opção “Desativar compartilhamento protegido por senha”
Clique em Salvar alterações.
Configurações da barra de tarefas:
- Clique na barra de tarefas com o botão direito do mouse.
– Desmarque a opção mostrar botão visão de tarefas (seta vermelha).
– Desmarque a opção mostrar pessoas na barra de tarefas (seta laranja).
– No menu Pesquisar, marque a opção Oculto (seta verde).
• Para novas versões do Windows, foi habilitada a função de notícias e interesse como abaixo:
Para desabilita-la, clique com o botão direto na barra de ferramentas
Selecione Notícias e Interesses e clique em desligar
Configurações de aparência e desempenho da Área de trabalho
- Pressionando as teclas WIN + R no teclado, abrirá a janela executar.
- Digite “control”.
– Clique em OK.
– Na caixa de busca, digite desempenho (seta azul).
– Tecle Enter.
– Clique em Ajustar a aparência e o desempenho do Windows (seta vermelha).
- Na janela de Opções de Desempenho, marque ajustar para obter um melhor desempenho.
– Marque a opção mostrar retângulo de seleção translúcido.
– Marque a opção mostrar sombras sob o ponteiro do mouse.
– Salvar visualizações de miniaturas da barra de tarefas.
– Usar fontes de tela com cantos arredondados.
– Usar sombras subjacentes para rótulos de ícones na área de trabalho.
Alterar velocidade do menu de contexto
- Pressionando as teclas WIN + R no teclado, abrirá a janela executar.
- Digite regedit.
– Clique em OK.
– No Editor do Registro, abra a pasta Computador\HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop.
– Localize a opção MenuShowDelay e dê um duplo-clique.
– Na janela Editar Cadeia de Caracteres, altere os Dados do Valor para 0 ou deixe em branco.
– Clique em OK.
– Reinicie o Computador.
Compartilhamento de pastas na rede
– Selecione a pasta do PDV, dentro do disco local, e clique com o botão direto e clique em propriedades
– Selecione o campo Compartilhamento
3. – Clique em Compartilhamento Avançado
4. – Na janela que irá surgir, clique em Compartilhar a pasta e em Permissões
5. – Selecione "Todos" e marque as três caixas de permissão.
Caso o usuário "Todos" não apareça na lista, clique em Adicionar, digite Todos e clique em Ok.
6. – Clique em Ok para voltar a página de Compartilhamento Avançado, clique em aplicar e em Ok.
Feito! Sua pasta já está compartilhada na rede e pode ser acessado de qualquer máquina conectada a mesma rede por \\(nome-máquina) no comando Win + R
Configuração do Team Viewer
– Abra o Team Viewer, clique em Extras e Opções
– Na aba que irá surgir, na aba de Conexões LAN Recebidas, selecione "Aceitar".
Não marcar a opção aceitar exclusivamente, come ela ativa só será possível acessar a máquina via rede local!
3. – Clique em Avançado e em Mostrar as opções Avançadas
4. – Desça até encontrar a aba de Senha Pessoal
5. – Caso esteja em branco, digite a senha. Caso já esteja preenchido, clique em Gerenciar senhas Adicionais
6. – Na aba que irá surgir, clique em Adicionar e preencha com a senha que se deseja. Também será solicitado um identificador para ela.
7. – Clique em fechar e ele retornará a aba de Opções do TeamViewer vista acima, clique em OK para finalizar.
Consulte o suporte para verificar a senha atual!
Na aba Controle Remoto selecione Otimize a Velocidade
Desmarque a caixa Remover o papel de parede remoto
Desmarque a caixa Reproduzir músicas e áudio do computador
Clique em OK
Team - Driver VPN
1. – Abra novamente a aba de Opções do TeamViewer, conforme mostrado acima.
2. – Desça até encontrar Definições de rede avançadas.
3. – Clique em Instalar o Driver VPN.
4. – Clique em OK para finalizar.
Instalação do IIS
Vá até o Painel de Controle do Windows
Clique em Ativar ou Desativar Recursos do Windows
Na página que irá se abrir, desça até encontrar Serviços de Informações da Internet
Certifique-se de marcar todas as caixas, se todos os itens forem marcados ela ficará com o símbolo ✓. Caso esteja somente um quadrado dentro da caixa, clique sobre o + e marque todas as opções.
4. Clique em OK e aguarde o Windows realizar as alterações, quando concluído clique em fechar.
5. Copie a pasta do PDV dentro do disco local, na pasta da Netcontroll
6. Cole a pasta dentro da pasta wwwroot que fica dentro da pasta inetpub, no disco local
Feito! Digite o "IP Local da máquina" / "Nome da pasta" no seu navergador para acessar uma segunda instância do PDV na mesma máquina. Exemplo: 10.0.0.100/NetPDV
Digitando o IP local da máquina em seu navegador ele exibirá essa mensagem:
Renomear Computador do Servidor
Na janela Propriedades do Sistema, clique no botão Renomear este computador.
Abrirá a janela Renomear o Computador.
No campo Nome Atual do computador mostra o nome atual, na linha em branco digite o novo nome do computador (seta vermelha).
Clique em Avançar.
Reinicie o computador para que todas as configurações tenham efeito.
Recomendamos colocar o nome Servidor
Configuração da Rede
Computadores
Os computadores ligados na rede vão usar IPs Fixos que estarão fora dos 100 IPs disponíveis no DHCP. Para melhor organização, usaremos a faixa 192.168.2.50 a 192.168.2.99 para os computadores.
Configurando o IP
No menu Windows pesquise por Exibir Conexões de Rede.
Aparecerá a janela de Conexões de Rede.
Clique com o botão direito do mouse na conexão.
No menu de contexto clique em propriedades.
Na janela de Propriedades de Ethernet, selecione a opção Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4) (seta azul).
Clique no botão Propriedades (seta vermelha).
Na janela de “Propriedades” do Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4) escolha a opção usar o seguinte endereço IP.
Na “Máscara de sub-rede” use a mesma em todas as máquinas (seta vermelha).
No “Gateway” padrão coloque o IP do roteador (seta verde).
Os “Servidores de DNS” oferecidos pelas operadoras normalmente são congestionados por isso recomendamos usar os servidores do Google (linha roxa).
Clique em OK.
No “Endereço IP:” coloque o IP que será usado neste computador, lembrando que cada computador precisa usar um IP diferente (seta azul).
Impressoras
As impressoras ligadas na rede também vão usar IP Fixo e para elas, usaremos os IPs a partir 192.168.2.11.
Não traremos aqui um passo-a-passo de como fixar o IP na impressora pois este processo pode variar de acordo com a marca da impressora. Normalmente colocando o IP da impressora no Navegador e dando ENTER você conseguirá acessar a configuração da mesma e fazer as configurações de IP.
Algumas marcas de impressão não permitem serem acessadas direto pelo navegador, sendo assim temos que consultar o manual do fabricante para entender como fazer a configuração do IP corretamente.
Dicas Importantes
É fundamental que todos os dispositivos que vão utilizar o sistema estejam na mesma rede.
Para redes maiores recomendamos usar roteador Microtik configurado com UniFi que são antenas profissional de ótimo desempenho. Por segurança, neste cenário recomendamos ainda que sejam configuradas redes separadas para: Sistema; Administrativo; Clientes e colaboradores.
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