Xbot
Instalação
Para a instalação, basta seguir um dos manuais abaixo a depender do Windows utilizado.
pageWindows 7pageWindows 10 / 11Clique e veja as novidades e correções das ultimas versões do Xbot!
Instruções
Tipos de Respostas
Caso o cliente digite alguma mensagem ou palavra que não está catalogada nas respostas do Xbot, ele responderá com a mensagem "😞 Desculpe "nome da pessoa" não consegui entender.. Geralmente sou bom com as palavras." Após isso, ele enviará a mensagem que está com o tipo AJUDA. Nesse caso, é sempre importante deixar pelo menos uma resposta com o tipo Ajuda e uma pergunta vinculada a esse tipo, conforme mostrado abaixo.
![](https://tecnico.xmenu.com.br/~gitbook/image?url=https%3A%2F%2F1313795111-files.gitbook.io%2F%7E%2Ffiles%2Fv0%2Fb%2Fgitbook-x-prod.appspot.com%2Fo%2Fspaces%252F-ManbZ3YK-inhJ8fTD9V%252Fuploads%252FRL2UBXc7cJVNVCXiuyxf%252Fimage.png%3Falt%3Dmedia%26token%3D629d4f07-dbb9-43a4-8e0c-51de778ff5f2&width=768&dpr=4&quality=100&sign=9101eb3e&sv=1)
![](https://tecnico.xmenu.com.br/~gitbook/image?url=https%3A%2F%2F1313795111-files.gitbook.io%2F%7E%2Ffiles%2Fv0%2Fb%2Fgitbook-x-prod.appspot.com%2Fo%2Fspaces%252F-ManbZ3YK-inhJ8fTD9V%252Fuploads%252FIzlDXCRWqO3VcWXDuZk2%252Fimage.png%3Falt%3Dmedia%26token%3Dc0a4b402-9d83-4f3e-b772-f2323368ddf5&width=768&dpr=4&quality=100&sign=329fc475&sv=1)
![](https://tecnico.xmenu.com.br/~gitbook/image?url=https%3A%2F%2F1313795111-files.gitbook.io%2F%7E%2Ffiles%2Fv0%2Fb%2Fgitbook-x-prod.appspot.com%2Fo%2Fspaces%252F-ManbZ3YK-inhJ8fTD9V%252Fuploads%252Ft4ZhopTTKuHm3feo0gHk%252Fimage.png%3Falt%3Dmedia%26token%3D222d8ce4-d473-455d-90d2-240ee86d7e3e&width=768&dpr=4&quality=100&sign=2807e82b&sv=1)
Dicas
Revise suas perguntas
Verifique suas perguntas diariamente, normalmente após um dia de vendas poderemos verificar em quais casos o Xbot não conseguiu responder ao cliente por não ter uma pergunta/respota cadastrada. Assim, sempre o atualize com novas perguntas e respostas de acordo com o que seus clientes pesquisam!
Por um outro lado, revise e modifique suas perguntas e respostas de modo a tornar a "navegação" do cliente mais fácil, uma vez que indicar muitas opções de página por resposta pode confundi-lo
Faça testes
Um teste básico diário, navegando por todas as categorias e utilizando todas suas perguntas/respostas pode te ajudar tanto no direcionamento do XBot indicando quais categorias precisaremos alterar algumas coisas, como também de funcionamento se certificando que o robô esta respondendo da maneira que deveria e enviando as informações ao cliente.
Ative o XBot
Utilize algum outro telefone e teste todos os itens do menu
Acesse o link do cardápio
Faça um pedido teste
Aguarde a mensagem de confirmação da loja
Digite status para confirmar o recebimento do pedido
Com esse simples teste, nos certificaremos de que está tudo ok com o robô e que podemos começar o atendimento!
Cancele o pedido efetuado em seu PDV para que não entre como venda em seus relatórios!
Otimize sua função de chamar atendente
De modo a otimizar a função de chamada de atendente, que pausa as respostas do XBot ao contato que solicitou ajuda do atendente, recomendamos a seguinte opções para minimizar os chamados e manter os clientes sendo atendidos pelo robô:
Quando um cliente chama um atendente para atendimento é soado um aviso sonoro e a seguinte mensagem aparece a seguinte mensagem:
Clicando em responder é aberto a conversa com o cliente e ao lado da foto dele podemos verificar que o XBot está em pausa pois ele está em atendimento com o atendente da loja.
Normalmente o cliente utiliza estas funções quando tem algum erro ou problema com o pedido ou quando tem alguma dúvida e o robô não está configurado para responder.
Assim, recomendamos filtrar um pouco o processo até o cliente realmente precisar da ajuda de um funcionário.
O modelo que pode ser seguido é o abaixo, levando em consideração as perguntas que seus clientes mais fazem quando chamam o atendente
Durante o atendimento semanal, anote quais pontos e por quais motivos seus cliente precisaram da ajuda de um atendente. Posteriormente, configure perguntas e respostas de maneira a maximizar a "área de cobertura" do seu robô e deixar o atendimento pessoal somente para problemas ou erros com o pedido!
No exemplo abaixo, quando o cliente chama o atendente pelas palavras chave "falar com atendente" informo ao meu cliente que todos nossos atendentes estão em atendimento no momento e logo abaixo dou algumas opções extras (que não estão no menu Ajuda) que podem sanar as dúvidas do meu cliente.
Como comentei na exclamação acima, aqui seria o lugar ideal para configurar as perguntas e respostas que os clientes mais fazem ao chamar um atendente
Neste exemplo coloquei algumas dicas de funções do Xmenu que auxiliam na compra dos pedidos como a utilização de observações:
Utilização de Filtros:
Utilização do botão de quantidade após montar um combo
Lembrando que, configurei uma pergunta e resposta para cada um dos temas acima!
Assim, consigo cobrir uma área maior de dúvidas ou questões que meus cliente poderiam ter
Ao mesmo tempo, dei a opção dele digitar por Problema e assim ser direcionado ao atendente, deixando especificado que seria para tratar de erros ou problemas com o pedido e não tirar dúvidas que o robô conseguiria resolver!
Digitando por Problema, voltamos ao inicio deste manual onde agora sim é aberta a mensagem de que alguém precisa de ajuda e soado o aviso sonoro.
Para meu cliente é exibida a seguinte mensagem, onde posso colocar no lugar dos "XX" em quantos minutos conseguiríamos atende-lo
A partir daí é só clicar em responder para ir até a conversa e tratar sobre o Problema do cliente
Parar e iniciar respostas do Xbot a um contato
Uma outra super dica é a seguinte, como dito anteriormente, quando meu cliente chama o atendente o robô deixa o cliente em pausa, para que o atendente consiga resolver o caso. Porém, mesmo após resolvido o atendimento, o cliente ainda fica em pausa!
Assim, caso ele chame novamente para efetuar outra compra ou verificar alguma informação na loja o robô não irá responde-lo
O tempo padrão para que o próprio robô volte a responder este cliente em pausa é de 24 horas! Então, irei demonstrar como retirar a pausa manualmente:
Estando na conversa com o meu cliente, posso visualizar o ícone do Xmenu ao lado do botão que utilizamos para enviar áudios ao cliente.
Clique sobre ele e você encontrará o botão Play em verde
Basta clicar em cima dele e pronto o robô está pronto para responde-lo assim que enviar alguma mensagem!
![](https://tecnico.xmenu.com.br/~gitbook/image?url=https%3A%2F%2F1313795111-files.gitbook.io%2F%7E%2Ffiles%2Fv0%2Fb%2Fgitbook-x-prod.appspot.com%2Fo%2Fspaces%252F-ManbZ3YK-inhJ8fTD9V%252Fuploads%252FuhEmC4sf7Dz4B9yBGGYD%252Fimage.png%3Falt%3Dmedia%26token%3Da3a7095d-e989-4bca-b783-12d0b9f26d28&width=768&dpr=4&quality=100&sign=3f54959b&sv=1)
Resolução de Problemas
Caso 1 - Tela de descanso ativa
Um dos casos mais recorrentes que temos no suporte é quando os clientes relatam que o XBot parou de funcionar. Na grande maioria das vezes, se trata de uma limitação do próprio WhatsApp que perde a comunicação com o celular dos clientes quando a tela de descanso esta ativa.
Para solucionar este problema, nativo de todo celular Android, recomendamos a instalação do aplicativo Mantenha a tela ligada, que atua como um bloqueio para a tela de descanso do smartphone. Esse aplicativo está disponível apenas para Android!
Na Play Store procure por Mantenha a tela ligada, como na imagem abaixo.
Clique em Instalar
Aguarde a instalação
Clique em Abrir
O aplicativo solicitar a permissão para que ele consiga alterar as configurações do sistema e assim bloquear o descanso de tela
Clique na caixa para Autorizar
Clique na seta < para finalizar a configuração
![](https://tecnico.xmenu.com.br/~gitbook/image?url=https%3A%2F%2F1313795111-files.gitbook.io%2F%7E%2Ffiles%2Fv0%2Fb%2Fgitbook-x-prod.appspot.com%2Fo%2Fspaces%252F-ManbZ3YK-inhJ8fTD9V%252Fuploads%252FquVAorf3apEgqJZnq00z%252Fimage.png%3Falt%3Dmedia%26token%3Dd535898e-c5ba-43b6-af90-6aee2cc1b01a&width=768&dpr=4&quality=100&sign=ccbc766&sv=1)
Na barra de ferramentas do Android, podemos verificar se o aplicativo está aberto pelo ícone que irá aparecer. Caso não apareça, procure em seus aplicativos e o execute!
![](https://tecnico.xmenu.com.br/~gitbook/image?url=https%3A%2F%2F1313795111-files.gitbook.io%2F%7E%2Ffiles%2Fv0%2Fb%2Fgitbook-x-prod.appspot.com%2Fo%2Fspaces%252F-ManbZ3YK-inhJ8fTD9V%252Fuploads%252FQZ5vwdcpriZb5TGyGesP%252Fimage.png%3Falt%3Dmedia%26token%3D08a8aecd-f74e-46b5-b60b-59026395a364&width=768&dpr=4&quality=100&sign=75785bc2&sv=1)
Estando aberto o aplicativo já esta funcionando. Caso queira desativa-lo basta clicar em cima do ícone na barra de ferramentas que ele irá redefinir o tempo de espera do descanso de tela para 10 minutos.
Caso esteja com o aplicativo aberto, use o botão de bloqueio da tela de seu celular para bloqueá-la, caso contrário ela ficará acesa até que a bateria se esgote.
Caso 2 - Verificar se o Xbot está logado corretamente
Uma outra possibilidade é o encerramento do vínculo entre WhatsApp do cliente e o WhatsApp Web ou Desktop que são as plataformas que utilizamos nos computadores. Podem acontecer de duas maneiras, que detalharei mais a baixo, dessa forma é sempre uma boa pedida verificar se seu XBot está logado corretamente, do contrário ele exibirá essa mensagem para que seja escaneado o código QR com o aplicativo do WhatsApp em seu celular.
Uma boa pedida é verificar nos campos destacados abaixo se o serviço está ativo e funcionando corretamente. Abaixo poderemos ver se estamos logados, se o telefone está conectado e com bateria, a conta logada e seu telefone.
Propositalmente deixei pausado o XBot no print abaixo, assim, conseguimos verificar o status no canto superior esquerdo. Lembrando:
Iniciado = Serviço ativo, XBot pronto para responder as perguntas cadastradas
Parado = Serviço inativo, XBot parado até que seja iniciado novamente, nenhuma pergunta será respondida por ele
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