Principais casos de suporte com o TEF Elgin
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O aplicativo V$Pague é utilizado por nossa automação na comunicação com os servidores da Elgin em modo VPN. É ele quem acaba fazendo a ponte de comunicação entre nosso PDV e os servidores TEF Elgin. Na instalação dele, segundo manual abaixo, devem ser informados os seguintes parâmetros para a Elgin: Nome da Máquina, Mac Adress e Modelo Pinpad. Em caso de alteração de qualquer uma dessas 3 variáveis o aplicativo não inicializará, sendo assim necessário contato com o suporte de produção da Elgin para realização de um ajuste no credenciamento desse cliente.
Caso a aplicação solicite a digitação do numero do cartão, significa que houve algum problema de comunicação com o PIN-Pad ou que ainda não foram inclusos os tipos de cartões e bandeiras para a transação ocorrer. Para verificar a comunicação com o PIN-Pad use o atalho do aplicativo V$PAGUE para acessar a opção "Verificar" e PIN-Pad. Será feita uma recarga nas tabelas do pinpad
Em caso de conexão bem sucedida, o problema seria na inclusão dos tipos de cartões aceitos, onde deverá ser solicitada uma nova carga de tabelas no suporte produção Elgin.
Atenção, esse "Verificar" recarrega as tabelas ja existentes no PIN-Pad, caso seja necessária a inclusão de uma nova forma de pagamento ou alguma modificação via carga de tabela o suporte Elgin precisará ser consultado. Assim, esse "Verificar" seria apenas para teste de comunicação mesmo.
Segundo o suporte produção Elgin, geralmente este erro é exibido nos casos da configuração do modelo do PIN-Pad estar incorreto nas configurações do servidor deles. Sendo assim o suporte Elgin precisará ser consultado.
Segundo o suporte produção Elgin o CNPJ informado do cadastro do terminal/PIN-Pad esta incorreto, sendo assim o suporte produção Elgin deverá ser consultadopara atualização do cadastro.
O erro de conexão fechada é genérico e pode ter várias causas, sendo assim é importante verificar:
Aplicativo V$Pague esta aberto
Se o cadastro do cliente esta apontando para comunicação em WEBSOCKET (Consultar suporte Elgin)
Consultar se em nosso portal a configuração "Usar TEF" no terminal utilizado esta marcada e se o ip do Servidor Tef e Porta estão conforme abaixo.
Reinstalação comunicação do PIN-Pad com o computador e reiniciar o app V$Pague. Teste se após a reinstalação o PIN-Pad comunica com o V$PAGUE pelo atalho "Verificar"
O IP pode ser o da máquina realmente, mas o ideal seria utilizar o 127.0.0.1 pois caso a máquina troque de ip por qualquer motivo que seja a aplicação ja se ajusta para ler o novo IP.
O usuário e senha de cancelamento de transações TEF Elgin são repassados ao dono durante o processo de credenciamento.
Esses dados devem ser preenchidos na ficha do cliente no portal master, na aba "Pagamento Online".
Em casos de pedidos exibindo a mensagem de sequencial inválido ou tef pendente o suporte Elgin orienta acessar o https://portal.destaxa.com.br/ que é o painel e histórico da transações e verificar na aba "Pendentes" se o valor aparece para confirmação.
Caso o pedido apareceça como pendente, basta aceita-lo no portal destaxa e a partir disso receber o pedido no PDV com outra forma de pagamento (recomendamos o cadastro de uma "TEF Pendente" sem a integração com o TEF para somente alimentar o pedidos no sistema).
Ainda segundo o suporte da Elgin as causas destes problemas podem ser desde uma oscilação de rede no cliente a até algum problema na comunicação. Dessa forma é interessante analisarmos o log do pedido para verificarmos se realmente foi algo extemporâneo.
O log fica na pasta de instalação do aplicativos V$PAGUE "C:\VBI\V$Pague\Client" com o nome de "V$PagueClient(1).Log"
Em agosto/23 geramos a versão 1.3.27.0 com diversas correções para estes dois problemas, sendo assim confirme se ja estão nesta versão ou em alguma superior.
Segundo o suporte produção Elgin a mensagem de erro acima é genérica e acaba sendo exibida sempre depois do problema de fato (que pode ser até algum desses acima).
Sendo assim eles orientam a gravar um vídeo de todo o processo do recebimento para encaminhamento ao suporte deles.
O TEF Elgin Android se comunica com nosso sistema de forma nativa, sem precisar da instalação de outro aplicativo como o V$PAGUE para o Windows.
Sendo assim, não conseguimos armazenar nenhum log da transação dos pagamentos, portanto caso ocorra algum problema o suporte elgin deverá ser consultado diretamente pois eles possuem todos os logs necessários direto no servidor deles.
Assim como a versão 1.3.27.0 de concentrador também publicamos uma versão especial do Totem para comunicação com o TEF Elgin com os ajustes mencionados acima. Trata-se da versão 1.0.88.25 de Totem publicada em nossos portais oficiais, sendo assim certifique-se de usa-la ou alguma superior.