INSTALAÇÃO DO APARELHO TANCA MFE TM-1000
Aparelho MFE TANCA TM-1000
O MFE TANCA é energizado e faz toda a comunicação através do cabo USB que acompanha o produto. O mesmo deve ser conectado ao Microcomputador onde está instalado o Aplicativo Comercial através da interface USB. Preferencialmente conecte o TM-1000 com o microcomputador desligado e assim proceda quando necessário a remoção do equipamento.
O Equipamento possui 9 sinalizadores visuais para disponibilizar aos contribuintes informações sobre seu funcionamento.
1 – “MFE Ligado” – Este dispositivo visual na cor azul indica que o TM-1000 está ligado à sua fonte de energia, no caso através do cabo USB. Quando conectado a USB o mesmo começa a piscar, o que significa que o TM-1000 está sendo inicializado. Aguarde até que pare de piscar e fique estável que é quando o equipamento fica disponível para utilização, isso demora cerca de 1 minuto.
2 – “MFE em Operação” – Este dispositivo visual na cor verde indica que o TM-1000 já finalizou a inicialização e está pronto para receber comandos do aplicativo comercial.
3 – “Conectado à Rede” – Este dispositivo visual indica na cor verde que o TM-1000 está conseguindo se comunicar com o Gateway da rede local do estabelecimento.
4 – “MFE Parametrizado” – Este dispositivo visual na cor verde indica que o equipamento foi ativado e a parametrização do contribuinte foi instalada corretamente no TM-1000.
5 – “Conectado a Sefaz” – Este dispositivo visual na cor verde indica que o equipamento consegue comunicar com o Fisco.
6 – “Conectado ao AC” – Este dispositivo visual na cor verde indica que está havendo comunicação entre o TM-1000 e o Aplicativo Comercial.
7 – “CF-e MFE Pendente” – Este dispositivo visual na cor laranja indica que existem cupons fiscais na memória do equipamento que ainda não foram transmitidos para o Fisco.
8 - “MFE Bloqueado'' – Este dispositivo visual na cor vermelha indica que o equipamento está bloqueado para efetuar operações fiscais. Utilize a função Status do Software de Ativação para verificar o motivo.
9 - “Falha / Suporte” – Este dispositivo visual na cor vermelha indica que ocorreu alguma falha no equipamento o que impossibilita o seu uso. Neste caso o equipamento está inutilizado e não poderá mais ser utilizado.
2. Instalação DRIVER USB TANCA TM-1000 Windows 7
Conecte o cabo de rede na porta WAN do MFE.
Para instalação dos Drivers é necessário que você tenha perfil de “Administrador” do sistema operacional instalado em seu equipamento. Os arquivos do Driver USB para do TM-1000 encontram-se na pasta “Drivers” do CD que acompanha o produto. Os mesmos arquivos também estão disponíveis para download no site da Tanca na seção de “Downloads”.
Para realizar a instalação dos drivers conecte o equipamento TM-1000 em alguma porta USB disponível no equipamento. O Windows irá reconhecer o equipamento automaticamente e irá aparecer um balão de diálogo no canto inferior direito conforme a Figura abaixo.
Clique no botão para acompanhar a instalação.
Se houver uma instalação anterior do equipamento TM-1000 o Windows não irá encontrar o Driver e irá mostrar a Janela abaixo.
Ao fim desta tentativa do Windows acesse o Gerenciador de Dispositivos. Para isso clique no Menu “Iniciar” e depois clique com o botão direito do mouse em “Computador” e clique em “Gerenciar”, conforma a figura abaixo:
Irá abrir a janela do Gerenciador do Computador. Clique no menu esquerdo em “Gerenciador de Dispositivos”.
A seguir, clique com o botão direito sobre o item “Gadget Serial V2.4” e selecione “Atualizar Driver”.
Selecione o botão “Procurar Software de Driver no Computador”.
Clique em "Permitir que eu escolha em uma lista de drivers de dispositivo no computador"
Selecione a opção "Com Disco", o local onde está o driver Tanca e aponte para o arquivo SAT TANCA.
A seguir selecione o arquivo do Driver baixado.
Ao Final da Instalação irá aparecer a Janela abaixo indicando a conclusão da instalação do Driver USB do SAT. Clique no botão fechar para finalizar a operação.
3. Instalação DRIVER USB TM-1000 Windows 10
Conecte o cabo de rede na porta WAN do SAT.
No menu do Windows pesquise por configurações
Clique em Reiniciar Agora
Aguarde o Windows reiniciar
Ao reiniciar já serão apresentadas as opções abaixo, escolha “Solução de Problemas”.
Escolha “Opções avançadas”.
Escolha “Configurações de Inicialização”.
Ao reiniciar serão apresentadas as todas as opções abaixo, escolha a opção “7
Desabilitar imposição de Assinatura de Drivers”.
Pronto! Após ter selecionado esta opção aguarde o Windows iniciar.
Feito isso, basta seguir os passos de instalação contidos no começo dessa documentação em: “Instalação DRIVER USB TM-1000 Windows 7”
4. Instalação DRIVER de Comunicação MFE.
Realize o download Driver de comunicação MFE no seguinte link: https://www.tanca.com.br/drivers.php?cat=24&sub=56
Observação: Atenção com alguns antivírus que podem reconhecer o Monitor do Drive MFE como um vírus. Neste caso poderá ser solicitada uma ação ao usuário para permitir que o Monitor execute.
É necessário que o monitor do driver MFE exiba como disponível, como na imagem abaixo.
Caso o monitor de pedido exiba em cor vermelha, a comunicação com o MFE não foi feita.
OBS: A versão do Driver MFE deve ser a última disponível no site da Tanca. Para verificar a versão do driver instalado, basta verificar a informação na linha Driver MFE dentro desse programa MFE do print acima.
Caso esteja dando mensagem de 'MFE Indisponível', ir no Gerenciador de Tarefas, depois na aba Serviços e reiniciar o serviço chamado 'Comunicador.exe'. Após isso apagar os arquivos ConfRede.xml e Parametros.xml da pasta do MFE Ativação Plus.
5. Instalação Software de ativação MFE
Realize o download do Driver de ativação Windows Plus no seguinte link:
Execute o arquivo MFE_AtivaçãoPlus.e
Ao executar o ativador o programa de ativação da Tanca será aberto.
Na primeira aba no lado esquerdo, selecione MFE - TANCA.
Em Forma de Acesso que está exibindo no lado esquerdo superior, selecione DLL.
Feito isso, clique em Consultar MFE e veja se a mensagem de “MFE em Operação” é exibida.
Na aba Config. De Rede, configure um IP fixo, como no exemplo abaixo.
Em Ativação do MFE, digite o código de ativação do MFE e informe o CNPJ do contribuinte e Ative o MFE.
Em seguida em Associar Aplic. Comercial, preencha as informações de Código de Ativação MFE, CNPJ do contribuinte, CNPJ da Software House (13.009.084/0001-76) e Assinatura AC.
Entre em contato com a Software House para solicitar a Assinatura AC.
A mensagem de AC Registrada deve ser exibida.
Caso ocorra falha na associação, entre em contato com a Software House para solicitar a associação diretamente pelo site da SEFAZ.
6. Configurações no Portal
Será necessário também selecionar a credenciadora do MFE nas formas de pagamento. Para isso basta ir ao cadastro das formas de pagamento do Portal, entrar em alguma forma de pagamento e depois ir na aba Integrações. Lá será necessário colocar OUTROS no campo SAT MFE (UF: CE).
Isso deverá ser feito em todas as formas de pagamento, EXCETO dinheiro!