Erro na abertura da porta de comunicação com o SAT

Esse erro é bem comum e pode ocorrer por alguns motivos:

Verificar se o SAT aparece no gerenciador de dispositivos

O primeiro passo é verificar se o SAT aparece no gerenciador de dispositivos. Para isso acesse o Gerenciador de Dispositivos e verifique se ele aparece nas Portas COM. Pode ser que o Elgin Smart apareça nos Controlares USB com o nome de Elgin S/A, porém ele vai funcionar, não é algo que precisa se preocupar.

Caso o dispositivo não apareça, será preciso falar para o cliente reiniciar o SAT, deixando ele desligado por 10 segundos. Após o SAT iniciar, caso ele ainda não apareça no Gerenciador de Dispositivos, será preciso pedir pro cliente reiniciar o SAT novamente, porém trocando a porta USB que ele está conectado (conectar de preferência onde está o mouse ou teclado)

O programa do ativador ou driver está aberto junto com o NetFiscal

O programa ativador do SAT pode bloquear a porta usada pelo NetFiscal para se comunicar com o SAT (porta 700). Nesse caso fechar o software do SAT pode resolver, e caso somente fechar o programa não resolva, peça para o cliente reiniciar a máquina e abrir o NetFiscal SEM abrir o software do SAT pode resolver o problema.

Abrir o NetFiscal como administrador

Em alguns casos só de fechar e abrir o NetFiscal como administrador já resolve o problema. Se isso resolver, será necessário ir nesse caminho:

C: > Arquivos de Programas > ActivationSoftwarePackage > ActivationSoftware

Dessa pasta será preciso copiar os arquivos bemasat.xml e BemaSAT.dll. Após isso, colar esses dois arquivos nas seguintes pastas:

C: > Windows > System32

C: > Windows > SysWOW64

Após esse procedimento, não será mais necessário abrir o NetFiscal como administrador pois ele já vai se comunicar normalmente.

A dll instalada na pasta Netcontroll está errada com o modelo do SAT cadastrado

Esse problema costuma ocorrer mais em SAT da Elgin ou Bematech pois dependendo do modelo do equipamento, a dll usada por ele é diferente. Para saber qual dll certa a ser usada, primeiramente devemos saber a marca e modelo do SAT do cliente.

Os modelos Bematech RB2000, Bematech GO ou Elgin Smart utilizam a mesma dll. A dll é essa abaixo de 455kb. Nesse caso só precisa substituir ela com a dll que está na pasta Netcontroll, fechar e abrir o NetFiscal.

Se for Elgin Linker II, ele usará outra DLL, que é a abaixo

Se o SAT for do modelo Bematech e a troca da dll não resolver ou ela já estiver correta, será necessário fazer mais um procedimento. Dentro da pasta Netcontroll existe um arquivo chamado bemasat.xml. Ao abrir esse arquivo existirá uma chave chamada <LocalizarPorta>. Se ela estiver 1, mude para 0. Na chave <Porta> mude a COM que está lá para a mesma COM que o SAT está conectado no Gerenciador de Dispositivos.

Se ainda assim não resolver, será necessário verificar os arquivos bemasat.xml que se localizam dentro da pasta do driver da Bematech. Esses arquivos ficam dentro no seguinte caminho:

C > Arquivos de Programas > Bematech > ActivationSoftwarePackage > ActivationSoftware

C > Arquivos de Programas > Bematech > ActivationSoftwarePackage > ClienteSATRemoto

Nele deverá ser feita a mesma coisa que no arquivo que está dentro da pasta do Concentrador.

Verificar se o ativador do SAT está identificando o SAT conectado

Se ainda assim estiver dando erro, abrir o software ativador do SAT e usar a função de Status. Nele deverá aparecer as informações parecidas com o que aparece quando se usa o Ctrl + S no NetFiscal. Se o SAT aparecer lá como Conectado e a conexão estiver Alta, o problema muito provavelmente ainda é relacionado com o nosso sistema. Nesse caso será necessário conferir todas as informações anteriores.

Last updated