Configuração da Catraca no Portal

Independente do modelo (Acesso, Henry ou Blantech), para que seja feita a integração a catraca deve estar operacional e instalada no servidor do cliente. Esse processo é realizado pela fabricante ou revenda da catraca. Além disso verifique com nosso departamento comercial se a loja possui a licença necessária para integração da catraca com nosso sistema.


Integrando a catraca

  • Clique em Novo para iniciar o cadastro de uma nova catraca.

  • No campo Modelo selecione o modelo delesejado. Atualmente temos integração com os modelos da Acesso, Blantech e Henry. Caso o modelo for Henry, algumas configurações serão diferentes, mas logo abaixo no manual explicaremos elas.

  • No campo Intervalo Verificação digite o tempo de verificação dos cartões em milissegundos. Normalmente usado 500.

  • No campo Nº Cartão Inicial digite a numeração do primeiro cartão que o cliente possui.

  • No campo Nº Cartão Final digite a numeração do ultimo cartão que o cliente possui.

  • No campo Nº Digitos digite a quantidade de digitos que a catraca utiliza impresso nos cartões (Exemplo 01 = 2 digitos, 001 = 3 digitos, 0001 = 4 digitos).

  • No campo Caminho Pasta XML cole o caminho até o XML de leitura que a catraca utiliza. Esse caminho geralmente é a pasta que a catraca foi instalada no Windows.

  • Feito isso, grave a configuração.

Após a configuração, sincronize o Concentrador e depois reinicie o NetIntegrador caso ele esteja aberto!

  • No NetIntegrador, vá na aba Catracas. Nela é possível verificar todos os cartões configurados (inicial até final), se está livre ou consumindo, se está bloqueado e o código RF. O código RF só é necessário se o modelo da catraca for Henry.

  • Deixe o NetIntegrador sempre aberto, mesmo que minimizado, pois ele é o programa responsável pela integração.

Para confecção dos códigos de barras dos cartões utilize a padronização Code 39 ou Code 128.


Catraca Henry

  • Primeiramente deveremos acessar as configurações internas da catraca para verificar se ela está configurada corretamente. Para isso clique no botão INFO da catraca e verifique o IP que ela se encontra. Feito isso, digite esse endereço de IP em algum navegador. Uma tela semelhante a da imagem abaixo irá aparecer. Faça o login usando os dados padrões, que são usuário 'primmesf' e senha '121314'.

Caso essa tela não aparecer, verifique as conexões de rede!

  • Na guia Configurações, vá na aba Controle. Deixe o campo tipo de validação com 'Online' e em tipo de lista coloque 'Bloqueia não cadastrados'. Clique em Salvar.

  • Na aba Leitoras, preencha o leitor 2, leitor 3 e leitor 4 com Wiegand, que é o tipo de leitor de cartões RFID. Em direção do leitor, preencha se a direção da catraca será para ambos os lados, para saída ou para entrada. Clique em Salvar.

  • Na guia Avançado vá na aba Periféricos. Em catraca coloque a opção 'Embarcada'. Clique em Salvar.

  • Agora acesse o nosso Portal. Nele vá em Configurações, depois NetPDV e em Catracas. Clique em Novo, selecione Henry.

  • Cada um dos campos vem com sugestões de cadastros que são os mais utilizadas e somente em casos muito raros será preciso alterar. Dessa tela, os únicos campos que deverão ser preenchidos diferente do sugerido é o IP da catraca e o Nº de digitos.

Note que será necessário preencher cada um dos campos, mesmo que for para preencher com o texto dos campos sugeridos.

  • Após clicar em Gravar, na tela de Catracas ao lado do botão Novo aparecerá um botão chamado Cartões Henry.

  • Como a catraca Henry utiliza cartões com código RFID, normalmente será necessário importar os códigos RFID de cada cartão para o sistema. Esse código é o registro único do chip do cartão. Para exemplificar melhor, supomos que o cartão de RFID 154987 é o correspondente a comanda 10 em nosso sistema. Se esse cartão posteriormente for alterado para ser o da comanda 20, o RFID continuará sendo o 154987. Além disso se esse cartão 154987 for perdido, dará para pegar um cartão reserva com o RFID diferente e vincular ele na comanda que estava o cartão do RFID 154987. A vantagem é que com isso não é necessário solicitar para o fabricante numerações específicas caso um cartão for perdido, além de aumentar a segurança do estabelecimento já que um cartão com RFID é mais difícil de ser forjado.

  • Nessa tela temos a coluna Número exibindo a numeração da comanda e a coluna RFID exibindo o número do RFID do cartão. Existem duas formas de cadastrar os cartões RFID e vinculá-los as comandas em nosso sistema.

  1. Clicando em Gerar Cartões, digite as numerações desejadas e clique em Gerar. Fazendo dessa forma o campo RFID não virá preenchido, sendo necessário o preenchimento manual.

  2. Clicando em Importar Cartões (Txt), selecione e abra o arquivo txt no computador. Fazendo dessa forma o campo Número e RFID virão preenchidos automaticamente, sendo possível alterá-los conforme necessário. Esse arquivo é fornecido pela própria Henry, sendo necessário solicitar esse txt para eles.

Após a configuração, sincronize o Concentrador e depois reinicie o NetIntegrador caso ele esteja aberto! Além disso deixe sempre o NetIntegrador aberto!


Catraca Henry (modo antigo descontinuado)

Aqui estará a forma como antigamente fazíamos a integração da catraca Henry com o sistema. Essa forma está descontinuada e optamos por deixar no manual apenas para fins de registro.

  • Primeiramente envie para nosso departamento de suporte os seguintes dados da loja:

- ID da loja

- CNPJ

- Razão Social

- Nome fantasia

- Nome da revenda

- Nome do solicitante (técnico da revenda ou nome do cliente)

- IP da catraca

  • Clique aqui e faça o download do arquivo zip 'Integracao.zip'. Descompacte ele no Drive C: da máquina.

  • Dentro da pasta 'Integracao' (não pode ter o ç) abra o aplicativo 'Turnstile.exe'. Com isso será criado o arquivo 'Turstile.ini'. Abra o arquivo 'Turstile.ini'.

Esse arquivo deve ser preenchido da seguinte forma:

  • Na chave [integracao] coloque automação=4 e catraca=2.

  • Na chave [banco] informe o endereço de IP do servidor, nome do nosso banco de dados (sempre será NetWebPDV), o usuário e a senha do SQL.

  • Na chave [acesso] estará o caminho da pasta que foi criada no passo 1, então não há necessidade de alterações nessa chave

  • Na chave [henry], é possível alterar a mensagem que será exibida na catraca de acordo com os status capturados do cartão. Altere caso for desejado.

  • Mais abaixo nessa mesma chave [henry] estarão os campos de configuração da catraca em si. Somente o campo do IP é fundamental de ser preenchido pois os outros campos já vêm preenchidos com a configuração padrão que as catracas possuem.

Catraca adicional

Caso o loja utilizar mais de uma catraca, altere o campo NumeroCatracas com a quantidade desejada. Além disso copie as oito linhas da 0=00 até a ;Rele00=123 e altere o 00 para 01, 02, 03 e assim por diante dependendo da quantidade de catracas que a loja for utilizar.

A imagem abaixo mostra como deverá ficar a configuração em uma loja que utiliza duas catracas. Nela podemos ver a catraca 00 com todos os campos final 00 e IP 192.168.2.180 e a catraca 01 com todos os campos final 01 (destacados em azul) com o IP 192.168.2.181.

Salve o arquivo.

As chaves [geral] e [seguranca] não precisam ser alteradas.

  • Execute o arquivo 'Turnstile.exe'. Será aberta uma tela solicitando uma chave. Essa chave será fornecida pelo nosso suporte após os dados do passo 1 terem sido informados. Insera ela no campo correspondente.

Last updated